Meio-sangue sem meias palavras

Nossa família trabalha na pecuária há mais de 30 anos, fazendo cruzamento industrial. Dentre todas as raças com que já trabalhamos, o Senepol supera em rusticidade, precocidade, padronização do rebanho e valor agregado na revenda com excelente aceitação no mercado. Nossa propriedade fica no município de Mundo Novo/BA, que já foi berço do Indubrasil para o mundo."

Paulo Jardel Petilo
Mundo Novo/BA

A rusticidade e a precocidade do touro Senepol foram os principais fatores que nos levaram a investir no cruzamento com a raça. Trabalhamos com cria, recria e engorda em uma região de clima semiárido seco no Ceará e, mesmo assim, os touros Senepol tiveram uma excelente adaptação, cobrindo bem as fêmeas Red Angus. Os primeiros bezerros meio-sangue nascidos estão tendo uma adaptação fantástica! Os animais ficam 100% a pasto, recebendo uma suplementação mineral, e estão alcançando ótimo ganho de peso. Com esses resultados, pretendemos continuar utilizando a genética Senepol para melhorar a rentabilidade do negócio."

Adahil Leitão
Fazenda Grota do Pilar - Crateús/CE

Esse é um bezerro de oito meses. Cruzamento Senepol com Nelore. Não tem nenhum tipo de regalia, é só pasto. Todos eles a pasto. A média de peso deste bezerro é de 8 arrobas."

Arthur Miranda
Além Paraíba /MG

É uma tranquilidade e certeza de sucesso com o meio-sangue. Vai lhe dar peso, cobertura de acabamento e precocidade. Sem problemas de parto, pois nasce pequeno, mas cresce rapidamente. Temos os pilares, genética, comida e touros para o trabalho"

José Roberto de Fazzio
Gran Ville - São Manuel do Paraná/PR

Eu uso Senepol no cruzamento industrial, e além de produzir bezerrada gorda, o que mais impressiona é a docilidade e facilidade de manejo da mesma."

Daniel Capelari
Rio Verde/GO

Fiquei impressionado com a qualidade dos touros Senepol. Tivemos índices de prenhez e de parição surpreendentes, sem nenhum problema no nascimento dos bezerros ou aborto. A precocidade no abate, em comparação a outras raças, também é grande. Produtos meio-sangue Senepol que eram um ano mais jovens que os Nelore foram abatidos juntos. Mantivemos no rebanho alguns animais de idade similar a do Nelore para fazer uma comparação, mas acho que não vão nem chegar na mesma idade de abate, porque já estão gordos e, no final do ano, estarão prontos para o abate."

Antônio Luiz F. Moreno
Rondonópolis/MT

Começando a criar aqui no acre. 18 transferências confirmadas e um tourinho registrado cobrindo a vacada a pasto. É de arrepiar, estou fascinado com a raça.

Gilson Marcelo

Os resultados são excelentes. Iniciamos esse cruzamento há 5 anos. Além da adaptação do touro no pasto, no clima quente aqui do interior de SP, temos ainda docilidade do animal, que facilita manejo. No desmame, constatamos uma média de 285 kg no cruzamento, enquanto Nelore apresenta média de 270kg, isso entre os machos de 7-9 meses. Nas fêmeas, também entre 7-9 meses, temos média de 265kg para as cruzadas de 255kg para Nelores. Somos testemunha e prova da eficácia do resultado do cruzamento do Nelore com Senepol."

Celso Vainer Manzatto
Fazenda Santa Bárbara - Poloni/SP

Depois que começamos a utilizar os touros Senepol, observamos que o rebanho ficou mais calmo. Além disso, os bezerros começaram a se sobressair quando comparados a bezerros de outros cruzamentos. O ganho de peso e o desenvolvimento são diferenciais bastante notórios. Estamos muito felizes e temos ideia de aumentar o uso de touros Senepol no plantel. Outra característica que percebemos foi a docilidade da raça, facilitando o manejo do rebanho e melhorando muito o trabalho da equipe da fazenda."

Cristiano G. Martinelli Echs
Fazenda São Pedro - Cafeara/PR

Já tinha ouvido falar que o Senepol ia muito bem a campo, mas não conhecia a raça. Resolvi adquirir alguns tourinhos para usar em cruzamento e o resultado me surpreendeu. Os animais foram muito bem a campo, acompanhando e cobrindo a vacada. Os primeiros produtos do cruzamento foram abatidos aos 20 e 22 meses, sendo as novilhas com 15 e 16 arrobas e os machos, com 19 arrobas. Como faço a terminação no cocho, a maior velocidade do ganho de peso do Senepol é muito importante. Vou continuar fazendo o cruzamento industrial com o Senepol. Tinha touros de outras raças, mas a que melhor atendeu à expectativa de cobrir a campo foi o Senepol."

Antônio Garcia Peres Ascêncio
Fazenda Novo Horizonte - Ventania/PR

Tive a oportunidade de conhecer a raça Senepol quando visitei a fazenda de um primo e fiquei impressionado com a alta fertilidade do touro que ele usou para cobrir mais de 50 vacas. Passei a investir na raça para fazer cruzamento industrial e o investimento deu 100% certo. Além de ser um gado bonito, o ganho de peso é muito superior ao de outras raças zebuínas. Os animais meio-sangue Senepol são extremamente mansos, rústicos, apresentam adaptação ao manejo de cocho, precocidade e bom acabamento de carcaça."

Júlio Junqueira Oliveira
Colina/SP

Utilizo touro Senepol em novilhas 1/2 angus e o resultado é surpreendente. Reparei que os produtos desse cruzamento são mais rústicos e adaptados do que as 1/2 angus (suas mães), e seu desenvolvimento é muito bom. Desmamam com media de 250 kg sem creep."

Rogério Augusto Bonadio e Renato Aurélio Bonadio
Itapirapuã/GO